Nas Escolas Estaduais do Estado de São Paulo foi implantado no ano de 1996 o Sistema de Progressão Continuada.
Como funciona este sistema?
As séries do ensino básico foram divididos em dois ciclos; o Ciclo I vai da 1ª a 4ª Série e o Ciclo II da 5ª a 8ª série, sendo que as avaliações para continuar os estudos se dão apenas no final de cada ciclo.
Antes, se o aluno não atingisse a média escolar, não passava de série, repetindo anualmente quantas vezes fossem necessárias até atingir um nível mínimo de conhecimento e, com a alegação de que a repetência desestimula os alunos a continuarem nas escolas, seguindo a ideologia do Construtivismo proposta por Piaget, Emília Ferreiro e Paulo Freire, implantaram a tal Progressão Continuada, sob o manto da boa vontade, mas..... como bem sabemos.... "DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO TÁ CHEIO"!
Na prática, a filosofia bonitinha do Construtivismo tornou-se uma verdadeira FÁBRICA DE MONSTROS e a tal Progressão Continuada tornou-se uma PROGRESSÃO AUTOMÁTICA, tudo isto, porque a estrutura estatal e a péssima formação dos professores não permitem que a linda ideologia seja efetivamente colocada em prática!!!
Mas sabem realmente porque ela foi implantada??? ESTATÍSTICA, meus caros.... mera estatística governamental!!! Sabe aqueles candidatos que se gabam pela repetência ter diminuído e que ficam falando.... "eu fiz tal coisa, eu criei isso, aquilo, etc..." apenas para engrandecer positivamente as estatísticas, ou seja, coisa para Inglês ver!!!
Acaba acontecendo que no final das contas os alunos vão passando o tempo na escola ao invés de aprender alguma coisa e isto acaba criando um desnível enorme dentro das salas de aula, pois acaba-se nivelando o ensino por baixo e os alunos mais desenvolvidos acabam tendo que acompanhar o desenvolvimento dos mais fracos, perdendo um valioso tempo até os menos favorecidos chegarem a um nível aceitável para passarem para um nível acima.
Me perdoem os pedagogos, mas na minha época era assim e até hoje é.... Lei da Selva.... Só os mais fortes sobrevivem!!! Esses alunos que encontram essa facilidade de concluir o ensino, pois na verdade são "empurrados" e no final terem um "Certificado de Conclusão Escolar" na verdade serão futuros REJEITADOS pela sociedade, pois o nível dos vestibulares sérios não caem, ao contrário, só aumenta e da mesma forma, o mercado de trabalho só irá selecionar os mais preparados. Os alunos que ficaram felizes em receber seu Diploma de conclusão escolar ficarão no limbo ao perceberem que os níveis de exigência escolar na sociedade estão muito além daquilo que eles aprenderam na escola.
Quem acaba lucrando com isso??? Cursinhos que, ao invés de reforçarem o que já deveria ser aprendido, acabam fazendo o papel deficitário das escolas públicas, Faculdades de última categoria que aceitam alunos de nível baixíssimo pensando apenas no lucro que as mensalidades lhe renderão e o próprio governo que irá apresentar ao mundo estatísticas lindíssimas de diminuição de evasão escolar para o mundo inteiro, sem levar em conta o real nível de aprendizagem, conhecimento e cultura dos alunos.
No final das contas, o atual sistema de Progressão Continuada é uma verdadeira aberração posto que no Brasil não temos sequer professores de nível básico ou fundamental devidamente preparados e o nível de liberalismo nas escolas nos tempos atuais não permitem que a idéia da Progressão Continuada que seria tão bela no papel seja colocada da mesma forma na realidade das escolas públicas brasileiras.
Infelizmente as eleições para o governo estadual já passou, porém, ainda pode-se reverter esta situação nos locais onde tal tema está implantado, simplesmente revendo a real eficácia do método, pois, lamentavelmente, a PROGRESSÃO CONTINUADA É LEGAL MAS IMORAL.
O único lugar onde a Progressão Continuada funciona é no SISTEMA PRISIONAL... se o condenado for disciplinado no cumprimento da pena, com o tempo e uma boa avaliação ele passa do Regime Fechado para o Semi-Aberto e depois para o Aberto, desde que demonstre ter capacidade para, aos poucos viver em Sociedade.
Portanto, Caros Amigos, Progressão continuada só no sistema prisional, por favor!!! Nas escolas não!!!