quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Garçom é meu amigo e é dele os 10%


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Frequento a um certo tempo uma lanchonete onde na esquina ao lado tem um concorrente... Onde frequento é simples mas divertido, com público mais variado onde encontro desde pessoas elegantes até o mais xinfrin pinguço...

Do outro, apenas gente sofisticada, chic e elegante e sempre com uma viatura da PM encostada.

Certa feita fui comer na outra lanchonete para ver o que acontecia... chegou o lanche... mesmo sabor, mesmo tudo que até parecia uma cópia, mas quando veio a conta lá estava.... os 10% DA TAXA DE SERVIÇO.

Sabemos que não há nada na lei que ampare este tipo de cobrança e muito menos que a proíba e se tornou prática comum pelo costume, porém, o que muitos não sabem é que os 10% "do garçom" infelizmente NÃO VÃO PARA OS GARÇONS em boa parte dos estabelecimentos.

Procurei saber do garçom que me atendeu se ali naquela lanchonete era repassada as taxas cobradas à ele no final do mês e ele apenas me respondeu com um sorriso amarelo.

Fiquei intrigado e na saída, chamei-o de canto e perguntei novamente o que se passava, quando ele me revelou que os 10% pagos eram para custiar os lanches que TODOS os policiais que ali faziam ronda, pegavam...

Não quero queimar nenhum "QSA" (cortesia) dos policiais e sei tb que sem estes favores dos comerciantes muitos policiais teriam que comer 1 coxinha e 1 suco na janta, pois sei tb que o Vale Refeição deles consiste em míseros R$ 4,00 (isso mesmo.... quatro reais) por dia, mas ai tb é SACANAGEM... é dar pra quem tem pouco tirando de quem tem menos ainda.

Portanto, se aquele garçom foi gente boa, te atendeu bem, caprichou na dose e não fez cara feia em ficar plantado 1 hora ao seu lado até vc decidir o que queria pedir, pergunte ao pé do ouvido dele se ele recebe os 10%... Se ele disser que não ou fizer aquela cara de "se eu falar serei demitido", pegue o valor que vc pagaria de taxa, ou os 10%, ou o que vc achar justo e enfie no bolso do dito cujo, de preferência, discretamente.

No caixa, após receber a conta, não precisa dizer nada.... apenas dê o valor da conta simples, sem a taxa, ou diga que não quer que a cobre... o Gerente imediatamente vai questionar se "... o senhor não gostou do serviço, ou foi mal atendido..." então lhe diga que foi excelentemente bem servido, porém, por motivos pessoais ,religiosos, políticos ou inflacionários, simplesmente não pagará...

Sorria, não se alongue na conversa com o gerente e saia com toda cara de pau do mundo, por maior cara de dó, piedade, raiva ou besta que o gerente fique.

Taxa de Serviço = NÃO É ILEGAL.
Não repassar os 10% de Taxa para o Garçom = É IMORAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário